Nasceu em 19.05.1917, em Mossoró/RN. Foi casado com a senhora Francisca Ruth Negreiros Rosado in memoriam, com quem teve três filhos.
Formado pela Faculdade de Odontologia do Recife no ano de 1937, o Dr. Mirandinha, como era conhecido em Mossoró, voltou à sua cidade para exercer a profissão que abraçara, ocupando cargos importantes nas esferas local, estadual e federal. Exerceu também, durante décadas a difícil e espinhosa missão de Professor, como titular da cadeira de Geografia dos Ginásios Estadual e Municipal de Mossoró.
Foi também um grande desportista, com participação ativa, primeiro como atleta de destaque, vestindo a camisa de equipes de algumas cidades, depois como dirigente empreendedor, assumindo posições decisivas na construção do futebol da Associação Desportiva Potiguar, – hoje ACDP -, com grande sucesso.
Homem com vastos conhecimentos, foi sócio fundador da Associação Mossoroense do Pensamento e da Cultura – hoje extinta – e sócio do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, ainda em atividade e berço de grande parte da inteligência da cidade.
O Doutor Tércio Rosado foi também por duas vezes presidente da ABO, subsecção de Mossoró, tendo sido presença obrigatória em diversos Congressos Brasileiros de Odontologia em todo país.
A simplicidade do viver, a grandiosidade de uma vida dedicada ao próximo, numa profissão de fé e de respeito ao ser humano fazem do Doutor Mirandinha um exemplo de virtude. Seu nome dignifica a Odontologia Norte-rio-grandense e serve de espelho para os jovens que chegam para exercer a profissão. Cidadão que a sociedade respeita e aplaude deixa um legado incontestável reconhecido pelos relevantes serviços prestados a Mossoró ao Rio Grande do Norte, ao longo de sua carreira vitoriosa.
Aposentado, residiu em Natal, desfrutando ao convívio da família que construiu com tanto zelo e carinho, recebendo o justo prêmio da reciprocidade, por parte dos filhos e netos, até o seu falecimento, ocorrido em 31/07/2013, aos 96 anos.
OBS.: Perfil baseado no pronunciamento da saudosa Acadêmica Terezinha Duarte, cadeira nº 25, por ocasião da Homenagem ao Dr. Tércio de Miranda Rosado pela passagem dos seus 90 anos, ocorrida no ano de 2007.